Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
10 de Maio de 2024

Campanha da ONU ‘Livres e Iguais’ lança vídeo destacando a diversidade LGBT e luta contra homofobia

Publicado por Renata Gomes Martins
há 8 anos

Uma novo vídeo da campanha da ONU “Livres e Iguais” que destaca a diversidade da comunidade lésbica, gay, bissexual, transexual e travesti (LGBT) ocupa os telões do Time Square, em Nova York, desde a última quinta-feira (14). A transmissão é parte das comemorações do Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia, que será celebrado no próximo domingo (17) em países por todo o mundo.

Este ano a data foca na situação enfrentada pelos jovens na comunidade LGBT. O vídeo de dois minutos transmitido nas telas da Reuters e do Nasdaq, no coração de Manhattan, fala sobre as contribuições que esta comunidade faz para as famílias e grupos locais por todo o mundo.

Fim dos preconceitos:

“Lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e intersexuais agora estão atingindo novas fronteiras e celebrando conquistas notáveis. Apesar desta transformação, os atos de discriminação e violência continuam contra a comunidade LGBT”, disse o diretor executivo do Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids (UNAIDS), Michel Sidibé. Já a diretora-geral da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, apontou para evidências que mostram que os jovens LGBT são esmagadoramente expostos a vergonha, discriminação e violência, com trágicas consequências, incluindo traumas ao longo da vida e automutilação.

Bokova destacou o encontro entre os ministros da Educação na UNESCO em Paris, previsto para ser realizado no Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia em 2016, onde será lançado o primeiro relatório sobre a situação das respostas do setor da educação para a violência homofóbica e transexuais. A chefe da UNESCO afirmou que o encontro fornecerá uma avaliação do real alcance e consequências do fenômeno em todas as regiões.

Em todos os países, disse Clark, as pessoas LGBTI sofrem discriminação em forma de rejeição, assédio, violência física e, nos piores casos, morte. No ano passado, um relatório do PNUD sobre Saúde Transexual e Direitos Humanos revelou alarmante índice de homicídio de pessoas transexuais e, além disso, que elas têm as mais altas taxas de infecção por HIV do que qualquer outro grupo da sociedade. Essas estatísticas são assustadoras. “A cada dois dias uma pessoa é morta em algum lugar do mundo por expressar não conformidade de gênero, incluindo muitos jovens transgêneros; 19% de todas as mulheres transgênero do mundo vivem com HIV, e a chance de que elas contraiam o vírus é 49 vezes maior do que qualquer adulto em idade reprodutiva”, lembrou em sua mensagem a chefe do PNUD.

Um grupo da ONU de especialistas em direitos humanos também pediu aos Estados ação para superar preconceitos e estereótipos através de iniciativas de combate à discriminação nas escolas e campanhas de educação pública. Os Estados-membros, disse o grupo, devem abordar a discriminação interseccional e a violência contra a juventude LGBT com base na raça e etnia. Já o alto comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, pediu a todos os governos e sociedades que promovam os valores da tolerância e do respeito pela diversidade, além de construir um mundo onde ninguém deve ter medo de sua orientação sexual e identidade de gênero."


http://www.youtube.com/embed/8qsSlomXuzE

Fonte: www.nacoesunidas.org

  • Publicações3
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações107
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/campanha-da-onu-livres-e-iguais-lanca-video-destacando-a-diversidade-lgbt-e-luta-contra-homofobia/304732498

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)